Especialidades

Fisioterapia ortopédica

A Fisioterapia Ortopédica é a especialidade que trata as disfunções osteomioarticulares e tendíneas, causadas por lesões esportivas, desgaste, traumas, recuperações cirúrgicas e doenças congênitas.

Os tratamentos podem incluir recursos terapêuticos como eletroterapia, terapia manual, fortalecimento muscular, alongamento e treino sensório motor.

O objetivo da Fisioterapia Ortopédica é prevenir e tratar problemas musculares, ligamentares ou posturais, que possam comprometer os movimentos e a qualidade de vida dos pacientes.

Considerada uma das áreas mais procuradas da fisioterapia, a especialidade pode aliviar a dor, restabelecer funções, fortalecer os músculos, corrigir deformidades e prevenir novas lesões.

Algumas técnicas da Fisioterapia Ortopédica são:

Dry Needling - Agulhamento a Seco: técnica fisioterapêutica inovadora, que está ganhando cada vez mais adeptos. Sem nenhuma medicação, o agulhamento seco é aplicado em pontos anatômicos estratégicos, com o objetivo de tratar a dor. A técnica pode ser indicada para o tratamento de diversos distúrbios musculares locais, como torcicolos, síndrome miofascial, cefaléia tencional, cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e também dores articulares do esqueleto apendicular. O Dry Needling pode ser aplicado em combinações com outras terapias ou como uma terapia isolada e única.

Bandagem funcional: terapia mecânica realizada através de fitas aderentes à pele, que são ativadas pelo calor do corpo. Esta técnica não utiliza medicamentos e possibilita que o paciente siga com suas atividades cotidianas, como trabalhar, praticar esportes e tomar banho, ainda com a bandagem. A técnica é uma forma inovadora de tratar as desordens musculares, tendinosas, ligamentares e circulatórias. Além de exercer uma pressão sobre a região lesionada, a bandagem estimula a circulação linfática. A bandagem funcional consiste na colocação de uma fita elástica sobre a área a ser estimulada, onde a força mais importante é a força de reação ao estiramento da fita, melhorando a função muscular e aliviando a dor.