Especialidades

Grupo da dor

A dor é o principal motivo de consultas médicas e as dores crônicas afetam cerca de 7-15% da população adulta, trazendo graves limitações físicas, sofrimento e perdas econômicas.

A Clínica Cauchioli vem utilizando a Dor como o quinto sinal vital, demonstrando ser essa uma preocupação constante de toda equipe responsável pelo tratamento dos pacientes.

O Grupo da Dor iniciou com uma equipe multidisciplinar, sendo orientado e coordenado pela Fisiatria e tem como objetivo oferecer tratamento às enfermidades dolorosas crônicas, usando técnicas modernas, tais como, RPG (método de Philippe Souchard), Acupuntura (por agulhamento, moxa, sangria, auriculo, craniopuntura, cristais radiônico, entre outras) fisioterapia ortopédica com técnicas analgésicas diatermias e fototerapêuticas, como o laser e técnicas de cinesioterapia. Dentre as técnicas da cinesioterapia , faz–se uso da Osteopatia , ela é considerada uma das disciplinas da medicina alternativa ou terapêutica não convencional mais eficaz para tratamento do quadro álgico crônico de coluna, uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos da medicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costas, pescoço, ATM e demais articulações.

O grupo tem desenvolvido grande experiência em técnicas nas associações para um melhor tratamento. Existem reuniões semanais de discussão de casos e reuniões quinzenais sobre temas científicos relacionados à dor. Foram constatado avanços significativo no quadro clínico geral e nas atividades de vida diarias (Avd’s) dos pacientes, sendo que muitos novamente se reintegram a sociedades como uma todo.