Especialidades

Terapia ocupacional

A Terapia ocupacional é a especialidade que busca o desenvolvimento, tratamento e reabilitação de pessoas que tenham a convivência ou desempenho prejudicados por disfunções motoras, cognitivas, emocionais e de inserção social.

Tem por objetivo potencializar o paciente trazendo melhora na sua qualidade de vida e em suas atividades de vida diária como alimentação, vestuário, lazer, banho, trabalho, escola entre outras. Para que esse ganho seja possível o tratamento é baseado em técnicas especificas e uso de tecnologias assistivas.

A tecnologia assistiva segundo a CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade visa melhorar a funcionalidade de pessoas com deficiência. O termo funcionalidade deve ser entendido num sentido maior do que habilidade em realizar tarefa de interesse, a CIF ainda dizer que a tecnologia assistiva é pensada individualmente para cada pessoa, pode ser desde uma adaptação feita artesanalmente ou um recurso comprado pronto.

Este tipo de tratamento é indicado para pessoas de todas as idades, desde recém-nascidos até adultos e idosos. O objetivo da Terapia ocupacional é promover não apenas a recuperação motora e cognitiva do paciente, mas devolver também a sua autonomia e autoestima, utilizando ao máximo suas potencialidades.

O terapeuta ocupacional atua na promoção do bem-estar e na prevenção e recuperação de disfunções, além de orientar cuidadores familiares.