Notícias

Alzheimer

Postado por : Clinica Cauchioli
17 dez 16

Clinica Cauchioli - Blog - Alzheimer

O mal de Alzheimer, ou doença de Alzheimer, é uma doença degenerativa de lenta progressão, que causa a degeneração dos neurônios e suas ligações, levando à atrofia cerebral em pacientes idosos e à demência, fazendo com que eles tenham perda de memória grave e problemas cognitivos.

Ainda não se sabe ao certo o que causa a doença e não existe uma cura para ela, portanto é importante obter um diagnóstico precoce, para que a qualidade de vida do paciente seja preservada pelo maior tempo possível. O maior fator de risco é a idade avançada, sendo que após os 65 anos, as chances de desenvolver o mal de Alzheimer dobram a cada 5 anos. A carga genética também é um fator de risco, além da doença ser mais comum em negros do que em brancos e afetar mais mulheres. Outros fatores de desenvolvimento da doença são sedentarismo, diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, tabagismo e depressão.

Alzheimer's




O Alzheimer é a principal causa de demência no mundo e outros dos principais sintomas da doença são:

-Apatia
-Depressão
-Agressividade
-Incapacidade de resolver cálculos matemáticos simples e interpretar textos
-Esquecer dos nomes de parentes próximos e objetos
-Desorientação


Com o passar do tempo, a pessoa acometida pela doença também passa a ter dificuldades de realizar tarefas básicas, como se vestir ou tomar banho.



A progressão da doença de Alzheimer é imprevisível, em alguns casos ela evolui por um período de mais de 20 anos, porém em outros essa progressão ocorre muito mais rapidamente, em um período de 2 ou 3 anos. A expectativa de vida de um paciente com Alzheimer é de 3 a 8 anos, porém ele não vem a óbito devido à doença em si, mas por conta de infecções, pneumonia, desnutrição, broncoaspiração e traumas cranianos causados por quedas.



Apesar da doença não ter cura, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para estimular o cérebro e diminuir os riscos de desenvolver o mal de Alzheimer. Entre eles estão o desenvolvimento do hábito de ler frequentemente, tocar instrumentos musicais, interagir socialmente, entre outros. Também existem remédios para o seu tratamento que podem atenuar os sintomas.



Se você deseja saber mais, entre em contato com a Clínica Cauchioli por aqui.