Notícias

Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN emite parecer sobre a estimulação precoce e microcefalia

Postado por : Clinica Cauchioli
19 fev 16

Clinica_Cauchioli_-_Blog_-_Microcefalia
 
Devido ao crescente número de casos de microcefalia no Brasil, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional-COFFITO, solicitou a Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional- ABRAFIN um parecer sobre a estimulação precoce e a doença.
 
De acordo com a ABRAFIN, o intuito do material é contribuir para as novas diretrizes da estimulação precoce e ressaltar a importância do profissional da fisioterapia neurofuncional no desenvolvimento de crianças com microcefalia, desde os seus primeiros meses de vida.
 
Confira um trecho do documento:
 
A fisioterapia neurofuncional em pediatria é fundamental para possibilitar à criança a aquisição de habilidades motoras e interação com o ambiente, além de prevenir deformidades e contraturas que podem piorar seu estado motos e também comprometer outros sistemas, como o respiratório, Existem inúmeras evidências na literatura que confirmam a intervenção precoce, a prática, a repetição, a motivação, a experiência e o ambiente enriquecido favorecem processo de neuroplasticidade. (BASU, 2014; CARR; SHEPHERD, 2003).
 
Para acessar o documento completo, clique aqui.