Notícias

Autismo: benefício da música na comunicação

Postado por : Clínica Cauchioli
17 jan 19

clinica-cauchioli-blog-autismo

A relação entre o autismo e a música é estudada pela ciência há mais de 70 anos, com diversos artigos abordando o tema. Recentemente, uma pesquisa divulgada na revista científica Translational Psychology reforçou essa ligação ao indicar que cantar, tocar instrumentos e praticar outras atividades musicais são uma ótima ferramenta para desenvolver e melhorar a habilidade de comunicação em crianças autistas.

Também buscando compreender melhor a relação entre o autismo e a música, os pesquisadores da Universidade de McGill (Canadá) e Universidade Montreal (França) realizaram um estudo durante três meses com crianças de 6 a 12 anos, no qual os pacientes foram examinados por meio de ressonância magnética para que se pudesse observar suas atividades cerebrais. Além disso, os pais dos participantes foram convidados a responder um questionário em que explicavam um pouco mais sobre as habilidades de comunicação dos filhos.

No decorrer da pesquisa, os pacientes foram divididos em dois grupos: um onde havia sessões de terapia envolvendo interação com música e outro onde a terapia era desenvolvida da mesma maneira, no entanto, sem a presença de música. Após três meses, foi possível notar uma melhora significativa na comunicação e qualidade de vida das crianças que tiveram estímulos musicais.