Notícias

Bandage Elástica

Postado por : Clinica Cauchioli
31 jul 17

Clinica-Cauchioli---Blog---Bandagem-Elastica

A bandagem elástica é uma aliada no combate a dor sem medicamento, serve para aliviar dores musculares, ajudar a reabilitar pacientes com disfunções ortopédicas, neurológicas, no tratamento contra as paralisias faciais e em prol da fonoaudiologia. Esse procedimento é uma técnica denominada Método Therapy Taping e vem sendo utilizada no Brasil e em diversos países da América latina, especialmente por atletas.

A bandagem, uma espécie de fita adesiva, dependendo da forma que é colocada pode relaxar a musculatura, diminuir a sensação de dor e melhorar a noção de corpo no espaço. Apesar de não surtir efeitos em quadros infecciosos já instaurados, a terapia pode diminuir quadros de edemas. Geralmente indicada para atletas de alto rendimento, a técnica ajuda a melhorar as respostas motoras e a diminuir a dor pós lesão. Sendo um estímulo interno que fica na pele cerca de cinco a sete dias de forma ininterrupta, a bandagem age de forma precisa para que os devidos impulsos sejam enviados ao cérebro, atingindo o objetivo desejado, como a diminuição da dor.

A técnica também tem ótimos resultados na recuperação da musculatura fraca e no melhoramento da postura, pois os estímulos sensoriais provocados pela bandagem retornam uma resposta adequada a musculatura. Em casos de tendinites, lesões e entorses a técnica também obteve resultados satisfatórios.

A praticidade da bandagem vem chamando a atenção em relação as terapias convencionais, porém só podem ser aplicadas por profissionais especializados, pois quando aplicada de forma errada, a bandagem pode agravar consideravelmente o quadro do paciente.

A Clínica Cauchioli possui uma equipe de profissionais aptos para realizar um diagnóstico completo de lesões e traumas, entre em contato e saiba mais.