Notícias

COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL

Postado por : Clinica Cauchioli
07 jun 17

Clinica Cauchioli - Blog - Fonoaudiologia comunicacao verbal e nao verbal
A comunicação é a base fundamental entre as relações, é a troca de entendimento, idéias e conhecimentos entre as pessoas através da linguagem verbal e não verbal. Ela é mais do que um conjunto de palavras, é também gestos, olhares, imagens, simbologia, entre outros.

Linguagem verbal: É a forma de expressar ideias, desejos, opiniões, crenças e valores através da fala ou da escrita.

Linguagem não verbal: Realizada por meio de gestos, posturas, expressões faciais e contato visual. É ligada a linguagem corporal.

A comunicação não verbal é muito interessante, pois através dela transmitimos o que o nosso corpo fala. Podemos demonstrar tristeza, amor, alegria e raiva sem precisar usar as palavras.

A linguagem está num processo contínuo de formação e desenvolvimento. Desde que somos crianças e começamos a entender e compreender o que acontece à nossa volta através das palavras e dos gestos dos nossos pais. O desenvolvimento infantil decorre ao longo de inúmeras etapas, e o papel dos pais nessa fase é muito importante para observar se a criança possui alguma dificuldade na comunicação ou linguagem, se respondem e reagem a voz e gestos por exemplo.

Alguns sinais que podem ser observados:

Se a criança reage a voz e produz sons,
Se vira a cabeça quando ouve uma voz,
Se sorri para as pessoas que falam com ela,
Se aponta para objetos desejados,
Se tenta produzir a primeira palavra,
entre outros.

A Clínica Cauchioli oferece acompanhamento específico para o desenvolvimento da comunicação e linguagem na infância. Entre em contato para maiores informações sobre nossos atendimentos.