Notícias

Dia Nacional da Surdez

Postado por : Clinica Cauchioli
10 nov 16

Clinica Cauchioli - Blog - Dia Nacional da Surdez

O Dia Nacional da Prevenção e Combate à Surdez (ou simplesmente Dia Nacional da Surdez) é celebrado no dia 10 de novembro, para nos lembrar da importância de preservar a saúde auditiva e reiterar os cuidados que devemos ter com a nossa audição no dia-a-dia.

A perda de audição é, de modo geral, associada a problemas genéticos, envelhecimento ou frequente exposição a ambientes com muita poluição sonora. Esta última sendo diretamente responsável pelo constante aumento da perda de audição na população mais jovem e (aliada ao uso de fones de ouvido em volumes muito alto) pelos danos permanentes causados à saúde auditiva com o passar do tempo.

No nosso cotidiano, somos constantemente expostos a barulhos que prejudicam nossos ouvidos de forma direta. A estes sons é dado o nome de poluição sonora, considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) um dos problemas ambientais mais graves dos últimos tempo, perdendo somente para a poluição das águas. Para prevenir problemas oriundos da poluição sonora, devemos tomar cuidado para que o som ao nosso redor não ultrapassem a marca dos 70 decibéis (dB), quantidade considerada segura para exposição dos ouvidos. Ruídos a partir de 85 decibéis devem ser evitados, podendo causar sérios problemas à estrutura auditiva.

Para os recém-nascidos é recomendado, além do “teste do pezinho”, passar pela Triagem Auditiva Neonatal (TAN), popularmente conhecida como “teste da orelhinha”, que pode identificar algum comprometimento da estrutura auricular. Também pode ser indicado, em casos de surdez diagnosticada, o uso de aparelho auditivo, proporcionando, assim, uma melhora significativa na qualidade de vida do deficiente auditivo, independente da idade.