Notícias

Entenda a Microcefalia

Postado por : Clinica Cauchioli
02 dez 15

Clinica_Cauchioli_-_Blog_-_Recem_nascidos_com_microcefalia


No dia 11 de novembro de 2015, o Ministério da Saúde declarou estado de emergência sanitária nacional ao estado de Pernambuco, identificando um surto de microcefalia em bebês de 55 cidades.

O número de diagnósticos aumentou em 15 vezes, comparado aos anos de 2010 a 2014. Até o momento foram notificados 141 casos.

A microcefalia é uma má formação congênita do crânio, que pode estar ligada a diversos fatores, desde genéticos, ao uso de substâncias tóxicas durante a gravidez mas também a agentes infecciosos, destacando-se entre eles, os da rubéola, toxoplasmose e o citomegalovírus.

Depois de algumas pesquisas envolvendo o mês de gravidez e nascimento dos bebês, notou-se que as crianças foram concebidas no verão, quando enfrentamos uma epidemia de dengue e o surgimento dos vírus Chicungunya e Zika, que até então não tínhamos tido nenhum contato. Especialistas de diversas nacionalidades estão estudando a hipótese de haver uma relação entre as doenças.

A Microcefalia é uma condição neurológica rara, mas que vem apresentando grande crescimento, devido ao Zika vírus. Como diz o nome, a cabeça do paciente é menor do que a de pacientes saudáveis. Geralmente, a microcefalia é diagnosticada nos primeiros dias de vida do bebê.

As crianças com essa doença possuem problemas de desenvolvimento e na maioria das vezes, dificuldade cognitiva. Até o momento, a medicina não encontrou a cura para a microcefalia, mas quando tratamentos complementares são realizados nos três primeiros anos de vida, é possível melhorar o desenvolvimento, oferecendo mais autonomia e qualidade de vida à criança.

Os médicos indicam a fisioterapia como forma de estimular e melhorar as habilidade motoras do paciente. Após o primeiro diagnóstico de microcefalia, procure uma equipe multidisciplinar com Medico Fisiatra, fisioterapeuta neurológico, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo, para o tratamento completo e integrado.

Entre em contato com A Clinica Cauchioli para maiores informações sobre nossos atendimentos.