Notícias

21 de Junho – Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica

Postado por : Clinica Cauchioli
21 jun 16

clinica-cauchioli---blog---dia-mundial-da-esclerose-lateral-amiotrofica

Hoje é o Dia Mundial da ELA, uma doença que causa a perda do controle muscular e que ganhou destaque em 2014, quando pessoas do mundo inteiro participaram do “Desafio do balde de gelo”.

A campanha desafiava as pessoas a tomarem um banho de água gelada e fazer uma doação para o ALS Association, que representa pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica e outras doenças do sistema neuromotor nos Estados Unidos. Em apenas um mês, entre Agosto e Setembro de 2014, foram arrecadados US$ 115 milhões (cerca de RS 390 milhões) em doações. De acordo com cientistas, o Desafio do balde de gelo impulsionou o estudo da doença e trouxe alguns avanços.

No Brasil, o desafio ajudou a Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela), porém, com o fim da campanha, as doações voltaram a cair.

O Dia Mundial da Esclerose Lateral Amiotrófica foi criado com o objetivo de dar visibilidade à doença e conscientizar a população.

A Esclerose Lateral Amiotrófica ainda tem causa desconhecida e não há cura para a ELA, porém, terapia e medicamentos podem retardar a doença e reduzir o desconforto.