Notícias

Estalar o pescoço faz mal à saúde?

Postado por : Clínica Cauchioli
18 jun 18

Clinica Cauchioli - Blog - Estalar o pescoco faz mal a saude

Estalar o pescoço é um hábito crônico, uma vez que a rigidez da coluna é causada, muitas vezes, por má postura. Na realidade, isso é um alerta do corpo pedindo um ajuste pois ele detecta que a rigidez está comprometendo a movimentação natural do corpo, causando contratura muscular.

A coluna é formada por diversas vértebras com articulações entre elas. Quando o paciente sente essa rigidez, é extremamente difícil localizar a articulação ‘’travada’’ e fazer um movimento preciso para soltá-la. Ao realizar o movimento, o paciente acaba estralando uma série de vértebras desnecessariamente, deixando-as hipermóveis e fazendo com que os músculos em volta se contraiam para dar apoio e estabilidade à região.

O alívio provocado de imediato na musculatura dura apenas de 30 minutos a 1 hora. Após esse tempo, a musculatura volta a endurecer e será necessário um novo estalo, criando um ciclo vicioso. Esse ciclo prejudica as articulações, dando a hipermobilidade das articulações, e enrijecendo demais outras vértebras.

A fisioterapia dispõe de especialidades como Osteopatia e Quiropraxia, que utilizam técnicas de estalos para correção de hipermobilidade articulares e ajudam no relaxamento da musculatura.

Na Clínica Cauchioli contamos com uma equipe multidisciplinar em reabilitação nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoterapia, psicologia e acupuntura. Entre em contato conosco e agende uma consulta.