Notícias

Síndrome de Down: estimulação precoce é fundamental para o desenvolvimento

Postado por : Clinica Cauchioli
18 mai 16

clinica-cauchioli---blog---estimulo-sindrome-de-down

A Síndrome de Down é um distúrbio genético que ocorre no cromossomo 21 e causa atraso no intelecto e desenvolvimento do indivíduo, além de estar ligada a outras doenças, como problemas de tireoide e cardíacos. O diagnóstico pode ser realizado ainda durante a gestação, e a estimulação precoce da criança com síndrome de down é fundamental para o seu progresso.

A estimulação precoce é realizada através do atendimento fisioterápico, de terapia ocupacional e de fonoaudiologia. Esse acompanhamento deve ser feito desde os primeiros meses de vida da criança, desde que hajam condições de saúde.

É importante entender que a criança com síndrome de down tem um outro tempo para se desenvolver. Ela pode demorar um pouco mais para sentar, engatinhar, andar, correr e pular, mas poderá fazer tudo isso.

Crianças com Síndrome de Down também podem apresentar deslocamento da língua ou língua anormalmente grande, o que traz dificuldades de comunicação. O acompanhamento do fonoaudiólogo é essencial durante esse processo de aprendizagem.

A estimulação precoce é determinante para quem nasce com síndrome de down e tudo que é passado durante as sessões e atendimentos deve ser reforçado em casa, com a participação de toda a família.

Fonte: Fantástico