Notícias

Estimulo sensorial para autistas

Postado por : summer
15 set 16

Clnica Cauchioli - Blog - Estimulo sensorial para autistas

O Autismo é caracterizado por uma desordem complexa no desenvolvimento do cérebro, que ocorre antes, durante ou logo após o nascimento do bebê, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldades no relacionamento com as pessoas e com o ambiente onde vive.

Pessoas autistas podem apresentar sintomas de deprivações sensoriais, dificuldades na fala e problemas auditivos. Esses aspectos podem ser estimulados pelo sistema vestibular e ritmo musical.

Temple Grandin, uma mulher com autismo, famosa pelo seu trabalho com Zootecnia, publicou um artigo no qual fala abertamente sobre questões sensoriais que a afetam, e como atividades de balanço e ritmo podem contribuir para a aquisição de linguagem de crianças com autismo.

“Eu tenho 44 anos de idade e sou uma mulher autista com uma carreira internacional bem sucedida. Meu trabalho é projetar equipamento para animais (especialmente gado) de fazendas. Completei meu Ph.D em ciências animais na Universidade Estadual do Colorado. Foi a intervenção precoce iniciada aos 2 anos e meio de idade que me ajudou a superar minha deficiência.

Neste capítulo falarei sobre a frustração que senti por não ser capaz de falar e sobre meus problemas sensoriais. Meus sentidos são super sensíveis ao barulho e ao toque. O barulho, especialmente quando é bem alto, dói meus ouvidos, e eu evito ser tocada para não ter que sentir aquela sensação opressiva.” Clique aqui para fazer o download do material completo.