Notícias

Como evitar dores musculares no inverno

Postado por : Clinica Cauchioli
20 jun 16

clinica-cauchioli---blog---dicas-para-evitar-as-dores-musculares-no-clima-frio

Estamos entrando no inverno, estação do ano em que as temperaturas caem e as dores musculares pode surgir com maior frequência. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem amenizar o problema.

Como reação à queda das temperaturas, o nosso corpo tende a se contrair (músculos e vasos sanguíneos), para minimizar o frio, e essa contração pode causar dores musculares e problemas de postura. Além disso, o esfriamento do corpo torna o líquido sinovial (líquido que auxilia na lubrificação e deslizamento das superfícies articulares) mais espesso, o que pode resultar em dores nas articulações.

Com o clima mais frio, muitas pessoas suspendem a prática de exercícios físicos, o que não é recomendado. A melhor forma de evitar as dores musculares no invernos é manter o corpo em movimento, fazer alongamentos e não dispensar as caminhadas.

Os exercícios físicos atuam na musculatura e auxiliam no bombeamento do sangue para as extremidades do corpo (mãos e pés), onde costumamos sentir mais frio. Também é necessário manter o corpo aquecido, principalmente o pescoço, pois a friagem pode causar torcicolo.

Se as dores forem frequentes ou causadas por fraturas antigas, que voltam a doer com o frio, procure o auxilio de um profissional. Em alguns casos, tratamentos como fisioterapia e RPG podem ser indicados.

Para mais informações, entre em contato com a Clínica Cauchioli clicando aqui.