Notícias

Seu filho tem dificuldade no aprendizado?

Postado por : Clínica Cauchioli
04 set 18

Clinica-Cauchioli-Blog-Seu-filho-tem-dificuldade-no-aprendizado

 

Algumas crianças, principalmente em fase de desenvolvimento e aprendizagem escolar, podem apresentar pequenas dificuldades na escrita e na leitura. Essa objeção pode estar diretamente relacionada a alguns distúrbios, sendo muito comum até mesmo em crianças com alto nível intelectual.

As principais características das dificuldades de aprendizagem, na maioria das vezes, tratam-se de fatores como:

  • Soletração

As crianças apresentam dificuldades em visualizar as palavras e colocá-las em ordem. Desse modo, há redução na capacidade de escrita e também de leitura.

  • Escrita

É muito comum a troca de letras, como por exemplo “T” por “D” ou “P” por “B”, entre outras.

  • Memória

Incapacidade em fixar informações visuais e auditivas para formar palavras, como os sons das letras, e dificuldade em memorizar a sequência das mesmas.

  • Orientação espaço-temporal

As crianças não são capazes de diferenciar orientações simples como direita ou esquerda, ou horários e dias da semana. Assim como não conseguem compreender os ensinamentos em aulas de Ed. Física, por exemplo, pois não entendem as regras de alguns jogos e atividades.

  • Motricidade

Problemas relacionados ao equilíbrio e facilidade manual, causados por distúrbios secundários de coordenação motora ampla fina.

Essas complicações podem estar associadas a diversas causas, como dislexia, disgrafía, discalculia, dislexia, disortografia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Por isso, é essencial procurar um especialista, como um médico fonoaudiólogo ou psicólogo, para que os pequenos sejam orientados e possam se desenvolver da maneira correta e, sobretudo, sem afetar sua autoestima.  

A Clínica Cauchioli conta com uma equipe de psicólogos e fonoaudiólogos especializados no auxílio da recuperação da motricidade oral, de leitura e escrita, além de contribuir para um melhor convívio social de diferentes faixas etárias. Entre em contato! (http://www.clinicacauchioli.com.br/contato/)