Notícias

Maxilar estalando é normal?

Postado por : Clínica Cauchioli
25 jun 18

blog-Maxilar_estalando_e_normal
Seu maxilar estala? Esse pode ser um problema na Articulação Temporomandibular (ATM), área localizada na frente dos ouvidos que é responsável pelo ligamento da mandíbula ao crânio através de uma cartilagem.

O transtorno que não permite o funcionamento correto dessa articulação é chamado de DTM (Disfunção nas Articulações Temporomandibulares), e pode gerar outros problemas além da dor na área do maxilar, como por exemplo o deslocamento da mandíbula.

A DTM, além dos problemas de dores locais, pode levar a pessoa a um grande nível de estresse e ansiedade, o que com o tempo aumenta a tensão e dor na região atingida, gerando mais estresse e ansiedade. Portanto, se não tratada, a DTM pode comprometer seriamente o bem-estar de quem a possui.

Não há uma causa específica para essa condição, porém existem alguns problemas que podem ser os precursores da DTM, tais como o estresse emocional ou até mesmo o bruxismo, patologia caracterizada pelo ato de ranger e apertar os dentes involuntariamente.

Os sintomas para identificar a DTM são:

Dores de cabeça;
Dores no ouvido e atrás dos olhos;
Impressão de desencaixe ao abrir e fechar a boca;
Dor ao mastigar;
Dor ao abrir muito a boca;
Mandíbulas que travam ou saem do lugar.

É fundamental que a pessoa, assim que detectar alguns desses sintomas, procure um médico especialista em DTM. Desse modo, essa condição pode ser tratada rapidamente, com o objetivo de garantir mais conforto e qualidade de vida ao paciente.