Notícias

Dia Mundial da Paralisia Cerebral

Postado por : Clinica Cauchioli
06 out 17

Clinica-Cauchioli---Blog---Dia-Mundial-da-Paralisia-Cerebral

Hoje é celebrado o dia da paralisia cerebral, data que tem como objetivo informar e chamar atenção da população sobre a situação, desmitificando alguns preconceitos vividos diariamente por pessoas afligidas por tal condição.

A paralisia cerebral consiste em um termo geral, que engloba um conjunto de distúrbios motores causados por conta de uma lesão neurológica, devido a falta de oxigenio no cerebro ou isquemia cerebral que pode ocorrer durante a gravidez.

A cada 1.000 crianças, até 2 sofrem de paralisia cerebral, sendo mais comum em bebês prematuros – crianças que nasceram com menos de 1,5kg -, ou quando a mãe sofreu problemas durante a gravidez e doenças que causam anormalidades no fluxo sanguíneo do útero ou placenta.

Há quatro tipos básicos de paralisia cerebral:

– Espástica: É o tipo mais comum, sendo caracterizada pela rigidez muscular e dificuldade de movimentação;
– Discinética ou atetóide: Caracterizada por movimentos involuntários e atípicos;
– Atáxica: É o tipo mais raro, sendo caracterizada pela falta de percepção de profundidade e equilíbrio debilitado;
– Mista: Algumas pessoas podem sofrer dois tipos diferentes de paralisia cerebral.

Além da rigidez muscular, os sintomas provocados pela Paralisia Cerebral se diferenciam em cada paciente, pois depende da gravidade e extensão da lesão e da área neurológica comprometida. Entre esses outros sintomas estão:

– Convulsão;
– Doenças bucais;
– Fraqueza muscular;
– Transtorno de humor;
– Dificuldade em se comunicar.

A Clínica Cauchioli, está junta nessa luta em prol da conscientização e informação. Contamos com uma equipe de profissionais altamente capacitados para realizar o tratamento em pessoas com paralisia cerebral e proporcionar a melhora na qualidade de vida. Entre em contato conosco.