Notícias

O que é dislalia

Postado por : Clinica Cauchioli
22 fev 17

Clinica Cauchioli - Blog - Dislalia

A dislalia nada mais é do que a má pronúncia das palavras. A pessoa que possui dislalia pode trocar palavras por alguma que tenha a pronúncia parecida.

Geralmente a dislalia acontece na primeira infância, naquela época onde a criança está aprendendo a falar. Até os quatro anos os erros na fala são considerados normais, porém após essa idade continuar falando errado pode trazer problemas às crianças.

Crianças que chupam chupeta ou dedo por muito tempo tem bastante chances de apresentarem dislalia. Embora não haja uma relação direta, pode se dizer que essas crianças tendem a apresentar flacidez muscular e postura indevida da língua, o que pode ocasionar nesse distúrbio. Crianças que possuem línguas hipotônicas (flácidas), onde podem ocorrer alterações na arcada dentária, podem apresentar também falhas na pronúncia de alguns fonemas, por conta da postura e respiração deficiente.

Quando a dislalia não está relacionada há nenhum tipo de alteração física, ela é chamada de Dislalia Funcional, onde há a hipótese dela ser hereditária ou por alterações emocionais, como por exemplo, quando a criança tem ciúme do irmão mais novo.

Se você deseja saber mais, entre em contato com a Clínica Cauchioli por aqui.