Notícias

Paralisia Facial

Postado por : Clinica Cauchioli
15 dez 16

Clinica Cauchioli - Blog - Paralisia facial

A paralisia facial é causada pela paralisia dos músculos responsáveis pelas nossas expressões faciais, normalmente isso ocorre devido a lesões no nervo facial, que controla os músculos da face.

A paralisia pode ser central, como nos casos de AVC, ou periférica, causada por traumas ou infecções virais. A primeira coisa que vem a cabeça quando ocorre paralisia facial é a possibilidade de derrame, porém grande parte dos casos são causados por doenças menos graves, como a paralisia de Bell. Ela é uma condição bastante comum que pode acontecer em qualquer faixa etária, etnia ou sexo, e consiste na paralisia periférica do rosto, causada pelo vírus da herpes simples, que ataca o nervo facial, que fica inchado e comprimido dentro da estrutura craniana, ficando mais difícil deste transmitir impulsos nervosos.

Paralisia Facial

No caso da paralisia de Bell, ela acontece de maneira muito abrupta, paralisando metade da face e avançando rapidamente. A pessoa acometida pela paralisia tem dificuldades para fechar um dos olhos, levantar as sobrancelhas, franzir a testa e sorrir. Podem surgir ainda outros sintomas, como a diminuição da salivação e lacrimejamento de um dos olhos, perda parcial do paladar, maior sensibilidade a sons em um dos ouvidos e dores de cabeça ou mandibulares.

Grande parte dos pacientes consegue se recuperar com tratamentos de fisioterapia neurológica e acupuntura, porém os que não apresentam melhoras significativas num período de 3 semanas podem permanecer com algumas sequelas. Também podem ser usados métodos como a massagem Kabat facial, exercícios específicos e lasers no tratamento.

Se você deseja saber mais, entre em contato com a Clínica Cauchioli por aqui.