Notícias

Parkinson: O que é?

Postado por : Clínica Cauchioli
28 ago 18

Clinica-Cauchioli---Blog---Parkinson

A Doença de Parkinson, condição que atinge mais de 200 mil pessoas no Brasil, é caracterizada pela alteração dos movimentos do indivíduo, pois é uma patologia que acomete o sistema nervoso central, estrutura que é responsável por enviar os comandos que controlam as ações do corpo.

A causa dessa doença é a redução da quantidade de dopamina, hormônio que é gerado no cérebro e auxilia na realização dos movimentos voluntários. Portanto, a baixa quantidade deste neurotransmissor prejudica o controle que o paciente tem sobre seu próprio corpo.

É possível que diversos fatores resultam na Doença De Parkinson, no entanto, os estudiosos ainda não sabem com clareza o real motivo da diminuição das células nervosas que atuam na produção da dopamina.

Sintomas

Confira a seguir alguns sintomas da Doença de Parkinson:  

  • Tremor;
  • Movimentos mais lentos;
  • Rigidez nos músculos;
  • Passos curtos;
  • Rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo.

Tratamento

Como o Parkinson não possui cura, o tratamento é realizado com o objetivo de manter a qualidade de vida do paciente através de medicamentos, fisioterapia, fonoaudiologia, exercício físico, idas ao psicólogo e outros recursos que visam reduzir os danos causados pela patologia.

Na Clínica Cauchioli atuamos com uma equipe experiente e especializada na Reabilitação Neurológica, visando o treino funcional e minimização dos sintomas.