Notícias

Principais benefícios do RPG

Postado por : Clínica Cauchioli
01 out 18

Clinica-Cauchioli-Blog -Principais-beneficios-do-RPG

Método fisioterapêutico que tem como principal intuito recuperar distúrbios crônicos e agudos que acometem todo o sistema neuro-músculo-esquelético, a Reeducação Postural Global (RPG) pode ser indicada para todas as idades e ambos os sexos, e não apresenta contra-indicação.

Além de auxiliar no tratamento de patologias ortopédicas, neurológicas, reumatológicas, respiratórias e outras, a Reeducação Postural Global possui inúmeros benefícios, visíveis a partir das primeiras sessões. São eles:

  • Realinhamento da coluna

A má postura é uma das principais causas de dores na coluna. Hábitos durante o trabalho, onde os princípios da ergonomia não são utilizados, são um dos fatores que causam malefícios à coluna. O RPG consegue tratar esse problemas e evitar que retornem.

  • Tonifica os músculos

Algumas dores em diferentes áreas do corpo podem ser desencadeadas pelo enfraquecimento muscular. Para ajudar em seu tratamento, a técnica reúne uma série de exercícios práticos que ajudam a alongar a musculatura.

  • Melhora problemas respiratórios

A Reeducação Postural Global auxilia no tratamento de inflamações que atingem as vias respiratórias, como a bronquite e a asma, alongando os músculos respiratórios e favorecendo os movimentos torácicos e a elasticidade dos pulmões.

Além disso, o RPG também elimina a dor ciática, ajuda na correção do posicionamento dos joelhos, ameniza dores de cabeça causadas pelo excesso de tensão ou por alterações na articulação têmporo-mandibular e muito mais. Pode ser praticada até mesmo por mulheres gestantes com o propósito de evitar a presença de dores na coluna ou pernas, ajudando ainda no fortalecimento do assoalho pélvico.

A prescrição é subjetiva, uma vez que o RPG distingue-se das demais terapias por cuidar do corpo de forma geral, sem segmentar várias partes para tratar apenas a causa do problema.

Quer saber mais sobre a Reeducação Postural Global? Entre em contato conosco. http://www.clinicacauchioli.com.br/contato/