Notícias

Quando procurar um fonoaudiólogo?

Postado por : Clínica Cauchioli
12 mar 18

Clinica-Cauchioli---Blog---fonoaudiologia-quando-e-indicada

Embora cada criança tenha seu próprio ritmo, espera-se que entre os 4 e 5 anos elas já consigam pronunciar todos os fonemas de nossa língua, incluindo o “r” e “l”, que são considerados os mais difíceis. É claro que, por vezes, as crianças ainda trocarão algumas sílabas e letras, mas isso não é motivo para preocupação.

Porém, quando essa troca de letras é frequente, ou a criança tem a língua presa e respira pela boca, é recomendado que você a leve ao fonoaudiólogo. Normalmente, a própria escola da criança já a encaminha ao fono quando percebe essa troca de letras, pois é lá que serão realizados exercícios para auxiliar sua fala.

Adultos que respiram pela boca também precisam procurar o especialista, pois essa prática, além de atrapalhar na dicção, também diminui a imunidade do indivíduo. Também é preciso procurar o fonoaudiólogo quando a mandíbula sofre algum tipo de trauma que dificulta a fala e causa problemas na mastigação e articulação.

A Clínica Cauchioli possui uma equipe de profissionais aptos para realizar um diagnóstico completo com base nos métodos osteopáticos. Entre em contato e saiba mais.