Notícias

O que é atrofia cerebral?

Postado por : Clínica Cauchioli
02 dez 18

clinica-cauchioli-blog-o-que-eh-atrofia-cerebral

Atrofia cerebral é uma condição caracterizada pela diminuição do cérebro que afeta uma parte ou a totalidade do órgão. A redução de seu volume ocorre devido à morte parcial de suas células – os neurônios –, acometendo assim suas capacidades para executar atividades do dia a dia, de memória e aprendizagem.

A atrofia cerebral pode ser proveniente de lesão do cérebro, causada por acidente vascular cerebral (AVC) ou de doenças neurológicas, como a paralisia cerebral, Alzheimer ou a doença de Huntington. Outra origem da situação pode estar relacionada a infecções do cérebro, que são capazes de conduzir à morte de células cerebrais e, consequentemente, à atrofia cerebral.

Os sintomas da atrofia cerebral dependem da área do cérebro acometida, mas podem incluir:

  • Mudanças no humor, comportamento e na personalidade;
  • Dificuldades na aprendizagem, para caminhar e movimentar-se;
  • Dificuldades para ler, falar, entender e memorizar;
  • Apatia;
  • Desorientação.

A fim de prevenir a atrofia cerebral e estimular o cérebro, é essencial manter um estilo de vida ativo, praticando atividades intelectuais como ler, estudar e fazer palavras cruzadas, assim como atividades físicas aeróbicas, como correr, caminhar e nadar. O neurologista é o especialista indicado para diagnóstico e orientação de tratamento adequado.