Notícias

O que é a Fisioterapia Neurofuncional

Postado por : Clinica Cauchioli
22 fev 17

Clinica Cauchioli - Blog - Fisioterapia neurofuncional

Algumas doenças que afetam o sistema nervoso, como o acidente vascular cerebral (AVC), podem causar problemas temporários ou permanentes e afetar as funções do dia a dia da pessoa. Para que esse quadro seja revertido é usada a fisioterapia neurofuncional.

A fisioterapia neurofuncional é uma área de especialidade da fisioterapia que atua nas doenças que afetam o Sistema Nervoso Central ou Periférico e causam distúrbios neurológicos, motores e cognitivos. Nela, o fisioterapeuta irá avaliar, dar o diagnóstico cinético funcional, designar qual o melhor tratamento para o paciente e realiza-lo.

O principal objetivo do tratamento é diminuir as sequelas em pacientes que possuem algum tipo de alteração em seus movimentos ou que apresentam paralisia em algum membro do corpo. Na maioria dos casos são utilizados recursos como a eletroestimulação, fortalecimento muscular e outros tipos de terapias manuais e simuladores de movimento.

Além do acompanhamento do fisioterapeuta, o paciente deverá ser atendido por uma equipe multidisciplinar, englobando os trabalhos de terapia ocupacional, fonoterapia, psicoterapia, médico neurologista e médico fisiatra. Assim ele terá a reabilitação completamente assistida por uma equipe integrada que acompanhará seu caso com tratamento individualizado.

Se você deseja saber mais, entre em contato com a Clínica Cauchioli por aqui.