Notícias

O que é reabilitação cognitiva

Postado por : summer
19 dez 17

Clinica-Cauchioli---Blog---Reabilitacao-Cognitiva

Nos últimos anos, diversos estudos vêm descobrindo que determinadas áreas do cérebro são capazes de assumir funções de outras quando sofrem lesões, e é com base nesses estudos que se trabalha a reabilitação cognitiva.

A reabilitação cognitiva consiste em um conjunto de práticas que tem como objetivo reduzir os déficits causados por problemas neurológicos como Alzheimer, AVC, doença de Parkinson entre outros, garantindo que o paciente tenha autonomia e independência funcional, no maior nível possível.

O ideal é que a reabilitação seja conduzida por uma equipe multidisciplinar, composta por especialistas de diversas áreas, já que os pacientes que sofrem de problemas neurológicos e neuropsiquiátricas apresentam múltiplas sequelas e assim os recursos próprios de cada área irão estimular os processos mentais e cognitivos deles. Ou seja, o fonoaudiólogo, promoverá a melhora da linguagem, o fisioterapeuta a motora e assim sucessivamente. Todos esses recursos terão como objetivo aprimorar e desenvolver a capacidade de cognição e o raciocínio do paciente.

Além do paciente, em alguns casos é feito um trabalho psicoeducativo com os familiares, para que eles possam ser orientados sobre todo o quadro clínico e o prognóstico, assim como também prepará-lo para perdas e do luto, já que é preciso trabalhar com expectativas realistas.

Na Clínica Cauchioli contamos com uma equipe multidisciplinar em Reabilitação nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoterapia, Psicologia e Acupuntura. Entre em contato conosco e agende uma consulta.