Notícias

Saiba mais sobre Linfedema

Postado por : Clínica Cauchioli
27 ago 18

Clinica-Cauchioli---Blog---Saiba-mais-sobre-Linfedema

Doença bem comum que atinge mais de 150 mil casos por ano no Brasil, o linfedema gera inchaço no braço ou na perna devido à aglomeração de linfa nestes membros, líquido presente no sangue que é responsável por transportar as células de defesa do organismo.

Essa condição tem como principal causa a retirada dos linfonodos, popularmente conhecidos como ínguas. Pode ainda ter relação com os efeitos colaterais do tratamento do câncer, já que esses dois procedimentos podem resultar na obstrução do sistema linfático, imunológico e circulatório.

Sintomas

O principal sintoma é o surgimento de inchaço, que pode ocorrer nos membros inferiores e superiores, como braços e pernas. Contudo, há a possibilidade dessa patologia também apresentar dor e desconforto no local acometido.

Tratamentos

Por ser uma doença crônica, o linfedema não tem cura. Portanto, o tratamento é paliativo, isto é, tem a função de atenuar os sintomas e dar mais qualidade de vida ao paciente.

É possível recomendar atividades físicas, manutenção do peso e drenagem linfática, por exemplo, nos casos em que o edema apresentou melhora. No entanto, em casos mais graves, o médico pode recomendar medicamentos e até mesmo recomendar ao paciente uma opção cirúrgica.