Notícias

Sintomas do Mal de Parkinson

Postado por : Clinica Cauchioli
19 dez 16

Clinica Cauchioli - Blog - Sintomas do mal de parkinson

O mal de Parkinson é uma doença que causa a destruição dos neurônios dopaminérgicos, responsáveis pela produção de dopamina, que controlam os chamados movimentos finos e coordenados. Assim o sistema nervoso central sofre uma carência de dopamina, o que resulta em distúrbios dos movimentos.

A doença normalmente aparece quando já houve a destruição de cerca de 80% dos neurônios, cuja causa ainda é desconhecida. No entanto, já puderam ser identificados alguns fatores de risco, como a idade (a doença aparece por cerca dos 60 anos), histórico familiar, traumas e contusões na cabeça e contato com agrotóxicos, sem mencionar o fato de que a maioria das pessoas que desenvolvem o mal de Parkinson são homens.

Sintomas-Mal-de-Parkinson

O principal sintoma do mal de Parkinson são os tremores que acontecem principalmente quando em repouso, melhorando quando o membro é movimentado. Nos estágios iniciais da doença, o tremor pode passar despercebido para quem vê, mas a pessoa afetada tem a sensação de estar tremendo por dentro. Os tremores normalmente começam nas mãos e não são tão intensos, porém, com o passar do tempo, a doença avança e começa a alcançar outros membros. Também ocorre a lentificação dos movimentos, rigidez muscular, perda da estabilidade da postura, além de alterações neurológicas como demência, alterações no sono e na memória, alucinações e etc.

O Parkinson é uma doença sem cura que causa uma grande perda da qualidade de vida e sua progressão é imprevisível. Porém os tratamentos com medicamentos aliados à fisioterapia, terapia ocupacional e acupuntura são bastante efetivos no controle dos sintomas.

Se você deseja saber mais, entre em contato com a Clínica Cauchioli por aqui.