Notícias

Termos sobre deficiência que devem ser abolidos

Postado por : Clinica Cauchioli
26 nov 15

Clinica_Cauchioli_-_Blog_-_Termos_sobre_deficiencia_que_devem_ser_abolidos
 
Muitas vezes, por falta de informação, usamos termos indevidos para nos referir às pessoas com deficiência. Pensando nisso, o professor Romeu Kazumi Sassaki publicou um dicionário de terminologias na Rede Saci e Movimento Down. Recentemente, o senador Romário Faria, que é extremamente engajado nas causas das pessoas com deficiências, também compartilhou essas informações em suas redes sociais.

É muito importante entender que o uso de alguns termos é pejorativo e até mesmo ofensivo, podendo levar a um constrangimento desnecessário. Neste caso, a melhor saída é compartilhar esse tipo de informação com o maior número possível de pessoas.

O termo “portador de deficiência”, por exemplo, deve ser abolido. As pessoas não portam suas doenças, assim como portam documentos, portanto, devemos utilizar o termo “pessoa com deficiência”.

Outra expressão bastante comum é a “pessoa normal”, para aqueles que não possuem nenhum tipo de deficiência. Isso passa a ideia de que pessoas com deficiência são anormais, o que é pejorativo. Devemos utilizar “pessoa não-deficiente”.

Confira abaixo um infográfico com as expressões mais comuns:

Clinica_Cauchioli_-_Blog_-_Termos_sobre_deficiencia_que_devem_ser_abolidos_(Temas) (1)