Notícias

Mitos e Verdades sobre: Dor Crônica.

Postado por : Clinica Cauchioli
29 set 17

Clinica-Cauchioli---Blog---Dor-Cronica

A dor crônica expõe os pacientes a um nivel altissimo de dor, gerando inclusive a dificuldade de locomoção. Como a dor pode estar presente durante todo o tempo, para que tenham ao menos algum tipo de alívio, os pacientes podem se submeter a alguns procedimentos considerados muitas vezes perigosos.

Para ajudar na abordagem do tratamento correto, separamos alguns mitos e verdade sobre a dor crônica. Confira:

 

  • Mito: ‘’Para curar a dor crônica, foque no tratamento das dores de forma isolada.’’

Muitas vezes, após realizar diversos exames, ainda não é possível descobrir qual a causa real da dor. A melhor abordagem para os pacientes é começar o tratamento para a causa subjacente e de forma separada, tratar a dor em si.  Lembrando que o tratamento deve ser realizado em um médico especializado em dor.

 

  • Verdade: ‘’Mesmo que a dor crônica seja leve, é importante ser examinada por um médico.’’

Por mais que seja leve, é de suma importância consultar um médico especializado em dor. Além de ser um alerta sobre outras doenças e problemas de saúde, caso não seja tratada de forma correta, a dor pode se desenvolver e tornar-se uma dor crônica grave.

Ao não verificar as causas da dor, os paciente podem passar a desenvolver forma de conviver com ela, como o uso de analgesicos cada vez mais fortes e em grandes doses, podendo gerar riscos à saúde. Pacientes com dor crônica também tem grande tendência a desenvolver dependência ao álcool para anestesiar a dor.

 

  • Mito: ‘’Descansar é geralmente a melhor cura para a dor.’’

 

Em alguns casos de dor crônica, permanecer deitado por muito tempo pode até agravar o quadro do paciente. Manter a rotina, adicionando a prática de atividades físicas supervisionada sem dúvida é a melhor forma de ajudar no tratamento. Claramente existem exceções, como por exemplo durante uma crise aguda de dor, sendo imprescindível ter um acompanhamento médico para tomar as medidas cabíveis nessas situações.

 

  • Mito: ‘’O aumento da dor é inevitável à medida que envelhecemos.’’

É fato que na terceira idade é mais fácil desenvolver dores como artrite e artrose, porém esse desconforto pode ser controlado. A idade não deve ser desculpa para aceitação da dor sem que nada possa ser feito.

 

  • Verdade: ‘’Mesmo com um bom tratamento, a dor crônica pode não desaparecer.’’

 

Apesar de ser importante o acompanhamento e tratamento médico, não existem garantias de que a dor seja curada completamente.

Mesmo assim, o tratamento pode atenuar a dor restaurando a possibilidade de executar atividades impedidas antes pela dor crônica, devolvendo a qualidade de vida e dando sentido ao tratamento.

A Clínica Cauchioli possui uma equipe de profissionais aptos para realizar um diagnóstico completo de dores crônicas e desconfortos, entre em contato e saiba mais.