Notícias

PRANCHA DE COMUNICAÇÃO

Postado por : Clinica Cauchioli
06 jun 17

Clinica-Cauchioli - Blog - Para que serve uma prancha de comunicacao

A prancha de comunicação é um recurso usado na Comunicação Alternativa (CA) para ampliar o repertório comunicativo, que envolve habilidades de expressão e compreensão. Ela é um auxílio externo que destina-se a pessoas sem fala, sem escrita funcional ou em atraso na habilidade de falar ou escrever.

Para a confecção das pranchas de comunicação é utilizada uma coleção de símbolos e imagens gráficas que apresentam características comuns entre si. O vocabulário utilizado tem que ser escolhido conforme a necessidade de seu usuário, portanto as pranchas podem ser personalizadas.

O conteúdo das pranchas é variado, podendo conter o alfabeto, animais ou servirem para escolher alimentos e bebidas, por exemplo. Este conteúdo, quando de uso pessoal, pode ser armazenado em pastas com sacos plásticos, fichários ou por meio de softwares específicos que possibilitam seu uso digital.

Além da prancha personalizada para uso pessoal, ela também pode ser utilizada em ambiente escolar, nas salas de aula, banheiros e bibliotecas, Indicando ações básicas e possibilitando a comunicação com a professora e os colegas.

As pranchas de comunicação são ferramentas muito importantes no processo de desenvolvimento de pessoas com deficiência da fala, paralisia cerebral e autismo, além de ser um meio que ajuda a desenvolver a capacidade de se expressar e compreender.

É importante ressaltar que não é qualquer tipo de figura que se caracteriza como PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Figuras), as imagens utilizadas nesta ferramenta tem que ser funcionais e explicativas para a compreensão da criança ou adulto.

Além do sistema de PECS a clínica Cauchioli possui tratamentos específicos para o desenvolvimento e tratamento da fala e comunicação. Para mais esclarecimentos entre em contato conosco.