10
mar

ABA e os mitos!


Você já ouviu falar que a ABA robotiza a criança? Ou até mesmo que utiliza do suborno? Hoje iremos desmistificar esses mitos. 

NÃO! A ABA não robotiza a criança, o objetivo da intervenção é fazer com que o ensino se torne mais funcional, utilizamos estratégias para que a criança aprenda a generalizar e o aprendizado se torne natural.

É apenas para crianças com TEA?

A Análise do Comportamento Aplicada ficou conhecida como uma intervenção bastante eficaz para crianças com autismo, porém a sua aplicabilidade não se restringe ao trabalho com crianças dentro do TEA. A análise do comportamento não é um método, mas sim uma ciência, com vários estudos que comprovam sua eficácia e pode ser aplicada em diferentes contextos.

Utiliza suborno?

Não! Os estímulos reforçadores são uma forma de incentivar a ocorrência de um determinado comportamento. É muito comum ouvir questionamentos dos pais sobre o uso de reforçadores nas intervenções, porém estes reforçadores são importantes para que as crianças estejam engajadas nas atividades e se sintam mais motivadas para a realização das tarefas. O uso do reforço tangível (celular, brinquedos…) é utilizado juntamente com o reforço social (elogios, risos…), tendo como objetivo final que as consequências naturais sejam suficientes para manter a resposta.

Mariana Rolim

CRP 06/116577

Fonte instagram @psicologamarirolim