17
dez

DICAS PARA ALFABETIZAÇÃO DOS AUTISTAS


O principal é levar em conta que o autista tem características que causam impactos na habilidade social, na fala e na linguagem, na comunicação verbal e não verbal e no aspecto comportamental.

Inicialmente é aconselhável fazer uma avaliação para identificar a cognição e motricidade da criança e então, analisar as necessidades de cada criança para que o plano de alfabetização seja traçado. Todo esse processo deve ser feito por um pedagogo ou psicopedagogo. As atividades devem ser adaptadas de maneira que o autista entenda, é importante que o educador utilize recursos satisfatórios como músicas, letras grandes e figuras coloridas. Levando em consideração que a criança TEA apresenta espectros, portanto variações em suas maneiras de se manifestar, não há fórmula pronta para a alfabetização.

A equipe multidisciplinar é imprescindível para o sucesso da alfabetização dos pequenos, onde o psicopedagogo/pedagogo contará com a ajuda do psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicomotricista, entre outros. 

  • Terapeuta  Patrícia Nascimento 

A alfabetização dos autistas requer a ajuda de um psicopedagogo, que sabe alguns aspectos especiais para a execução desta tarefa. Confira abaixo dicas da Clínica Cauchioli:  

É muito importante levar em conta que o autista tem características que causam impactos na habilidade social, na fala, na linguagem, na comunicação verbal e não verbal, além do aspecto comportamental. 

No começo, é aconselhável fazer uma avaliação para identificar a cognição e motricidade da criança. Então, analise as necessidades de cada criança para que o processo de alfabetização seja traçado, feito por um pedagogo ou psicopedagogo. 

As atividades precisam ser adaptadas de maneira que o autista entenda, usando recursos como músicas, letras grandes e figuras coloridas. 

Na prática, não há fórmula pronta para a alfabetização dos autistas, já que cada criança apresenta espectros diferentes. Para isso, é imprescindível ter uma equipe multidisciplinar, com a ajuda do psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicomotricista e outros profissionais. 

Conte com a Clínica Cauchioli!