13
jun
13
jun
A apraxia é uma desordem no sistema muscular caracterizada peça perda da capacidade de executar movimentos precisos. É uma condição neurológica, onde a pessoa não consegue realizar nenhum movimento associado ao sistema motor, mesmo que seus músculos estejam normais e ele saiba como executá-lo e pode ocorrer em diversas partes do corpo.
Existem diversas causas para o desenvolvimento dessa doença. Geralmente, são danos no cérebro como: Tumor cerebral, AVC, traumatismo cranioencefálico, entre outros.
A apraxia buco-facial, por exemplo, atinge os músculos do rosto, atrapalhando todo o desempenho das expressões, impedindo a realização de movimentos voluntários. Já a apraxia da fala é mais complexa, o paciente não consegue movimentar a boca e língua e consequentemente formar palavras.
Existem dois tipos de apraxia da fala: a de desenvolvimento, onde a pessoa já nasce com o problema, e a adquirida, que pode ocorrer em qualquer idade e faz com o que o indivíduo vá perdendo a habilidade de falar.
Os sintomas clássicos, são:
– Dificuldade em falar palavras compridas
– Uso excessivo de formas de não verbais para se comunicar
– Troca da fala pela escrita
– Dificuldade de pronunciar a palavra certa
– Repetir palavras ou sons constantemente.
O tratamento mais indicado para a apraxia é com um fonoaudiólogo e não não existe nenhum exame específico para seu diagnóstico, são realizados diversos testes de fala, onde o profissional irá analisar se existe ou não a presença da doença.
Não há como prevenir essa doença especificamente, a única maneira é aderir práticas saudáveis no cotiano, para evitar problemas que possam causar a apraxia.
Para mais esclarecimentos, procure seu médico ou entra em contato com a Clínica Cauchioli.