16
out
16
out
A osteoporose é uma doença que acomete o sistema esquelético do indivíduo, diminuindo sua massa óssea e causando sintomas como dores nas costas, perda de altura e fratura óssea.
É possível amenizar tais sintomas através de exercícios utilizados na fisioterapia, como o alongamento. Essa prática deve ser realizada com a pessoa parada na posição durante 1 minuto e com repouso de 10 segundos entre os exercícios.
O fortalecimento muscular também é uma opção para quem foi diagnosticado com osteoporose. No exercício, denominado hidrocinesioterapia, o indivíduo realiza exercícios na água morna, visando acabar com as dores e relaxar sua musculatura.
Dança, caminhada, hidroginástica, pilates e ioga também são sugeridos aos pacientes com osteoporose, já que esses tipos de atividade não apenas auxiliam na perda da massa óssea, mas também na melhora do equilíbrio e da força.
Neste 20 de outubro, Dia Mundial e Nacional da Osteoporose, lembre-se que todos os exercícios citados acima só devem ser executados com o auxílio de um fisioterapeuta e busque aliviar os sintomas da osteoporose da forma correta.