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Algumas crianças, principalmente em fase de desenvolvimento e aprendizagem escolar, podem apresentar pequenas dificuldades na escrita e na leitura. Essa objeção pode estar diretamente relacionada a alguns distúrbios, sendo muito comum até mesmo em crianças com alto nível intelectual.
As principais características das dificuldades de aprendizagem, na maioria das vezes, tratam-se de fatores como:
As crianças apresentam dificuldades em visualizar as palavras e colocá-las em ordem. Desse modo, há redução na capacidade de escrita e também de leitura.
É muito comum a troca de letras, como por exemplo “T” por “D” ou “P” por “B”, entre outras.
Incapacidade em fixar informações visuais e auditivas para formar palavras, como os sons das letras, e dificuldade em memorizar a sequência das mesmas.
As crianças não são capazes de diferenciar orientações simples como direita ou esquerda, ou horários e dias da semana. Assim como não conseguem compreender os ensinamentos em aulas de Ed. Física, por exemplo, pois não entendem as regras de alguns jogos e atividades.
Problemas relacionados ao equilíbrio e facilidade manual, causados por distúrbios secundários de coordenação motora ampla fina.
Essas complicações podem estar associadas a diversas causas, como dislexia, disgrafía, discalculia, dislexia, disortografia e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Por isso, é essencial procurar um especialista, como um médico fonoaudiólogo ou psicólogo, para que os pequenos sejam orientados e possam se desenvolver da maneira correta e, sobretudo, sem afetar sua autoestima.
A Clínica Cauchioli conta com uma equipe de psicólogos e fonoaudiólogos especializados no auxílio da recuperação da motricidade oral, de leitura e escrita, além de contribuir para um melhor convívio social de diferentes faixas etárias. Entre em contato! (https://www.clinicacauchioli.com.br/contato/)