30
out

Manual prático de como não ser capacitista


O que é capacitismo?

Capacitismo é a discriminação e o preconceito social contra pessoas com alguma deficiência.

Por essa razão, elaboramos um manual prático sobre como combater o capacitismo. Com essas atitudes e práticas, você pode se tornar um agente promotor de uma sociedade mais igualitária, justa e inclusiva.

Respeite a autonomia

Reconheça que as pessoas com deficiências são indivíduos autônomos e têm suas próprias capacidades e desejos. Não assuma que você sabe o que é melhor para elas sem consultar primeiro.

Acessibilidade e inclusão

Promova a acessibilidade em seu ambiente, seja físico ou digital, para que todas as pessoas possam participar plenamente. Isso inclui considerar a inclusão de recursos como legendas em vídeos, rampas para cadeiras de rodas, etc.

Consulte e colabore

Se você está organizando eventos ou programas que envolvem pessoas com deficiências, consulte-as e colabore para garantir que suas necessidades sejam atendidas e que elas se sintam incluídas.

Atitudes positivas e igualdade de oportunidades

Aborde as pessoas com deficiências com a mesma atitude positiva e igualdade de oportunidades que você teria com qualquer outra pessoa. Reconheça suas habilidades e contribuições.

Não usar deficiências como piadas

Evite fazer piadas ou comentários que envolvam deficiências. Isso pode ser ofensivo e perpetuar estigmas.

Interaja naturalmente

Interaja com pessoas com deficiências de forma natural. Trate-as com respeito e consideração.

Educação e sensibilização

Busque aprender sobre diferentes tipos de deficiências, suas características e os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiências. Isso pode ajudar a desmistificar estereótipos e promover uma compreensão mais profunda.

Linguagem sensível

Use uma linguagem que coloque a pessoa antes da deficiência. Por exemplo, em vez de dizer “uma pessoa deficiente”, prefira “uma pessoa com deficiência”. Evite termos pejorativos ou negativos.

Fonte: instagram @academiadoautismo