14
ago
14
ago
A psicomotricidade é uma terapia essencial para o desenvolvimento da autonomia e capacidades físicas de pacientes com os mais variados quadros de doenças. Sua atuação se apoia em atividades lúdicas que promovem a prática e autoconhecimento de movimentos e socialização.
Para isso, as sessões de psicomotricidade contam com mecanismos, aparelhos e materiais que promoverão um maior estímulo e aceitação por parte do paciente. Nesses momentos, levar em consideração as necessidades e preferências da criança é essencial para um tratamento efetivo.
Durante a terapia, três estratégias de atuação são amplamente aplicadas. Conheça:
Exercícios básicos de coordenação
Poder proporcionar à criança objetos e circuitos dos quais ela possa manusear e participar. Desenvolve importantes habilidades de equilíbrio e coordenação que garantem a sua independência em situações diárias.
Brincadeiras
Na psicomotricidade, a participação e envolvimento do paciente no tratamento são primordiais para a evolução e desenvolvimento. Para a garantia disso, estratégias são usadas para gerar um vínculo significativo que facilite a aceitação da terapia.
Jogos cooperativos
O desenvolvimento social do indivíduo também pode ser trabalhado na psicomotricidade com o auxílio de jogos cooperativos onde o paciente pode trabalhar em conjunto com profissionais ou outros pacientes de forma controlada, garantindo uma evolução efetiva.
Dessa forma, pode-se formar indivíduos autônomos e capazes de estabelecer relações significativas com autossuficiência e independência.