04
nov
04
nov
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido apenas como autismo, é um problema psiquiátrico caracterizado pelo transtorno de desenvolvimento, que afeta diretamente a comunicação e a capacidade de aprendizado e adaptação. Embora os primeiros sinais surjam ainda nos primeiros meses de vida, a condição costuma ser identificada na infância, quando a criança tem entre 1 a 3 anos de idade.
O autismo é idiopático, ou seja, não possui causas totalmente conhecidas, porém o mesmo pode estar associado a predisposições genéticas, a infecções durante a gravidez ou ainda a fatores ambientais.
Sendo assim, o distúrbio é marcado por três aspectos: a incapacidade para interagir socialmente, a dificuldade no domínio da linguagem para se comunicar e os padrões de comportamento restritivos e repetitivos.
Para que o diagnóstico de autismo seja firmado, alguns critérios são levados em questão, tais como:
O diagnóstico é clínico, onde o especialista avaliará o comprometimento e o histórico do paciente para que o mesmo receba o tratamento adequado, a fim de que os sintomas sejam amenizados ao longo da vida, melhorando o prognóstico e viabilizando a prática de atividades diárias normalmente.
Para saber mais, converse com seu médico ou entre em contato.