18
ago
18
ago
Um dos sinais do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é a sensibilidade sensorial. Mas você sabe como ela se manifesta em indivíduos dentro do espectro?
Essa sensibilidade afeta a capacidade dos indivíduos de entender e processar estímulos sensoriais, como texturas, sons, luzes, cores, cheiros etc.
Apesar de não ser um sinal exclusivo do autismo, de modo geral, quem está dentro do espectro tem mais sensibilidade e pode ter reações ruins quando se deparam com esse tipo de estímulo.
Essa dificuldade de processar estímulos pode inclusive ser a causa de certos comportamentos difíceis. Por causa do excesso de estímulo, a pessoa pode se sentir mais ansiosa, irritada, sensível ou nervosa e reagir a esses incômodos, ou simplesmente criar resistência a rotinas que incluem esses objetos que causam desconforto, como escovar os dentes, pentear o cabelo ou usar um sapato fechado.
É possível lidar com a sensibilidade sensorial através de terapias integradas que atendam as necessidades individuais de cada indivíduo.
Amanda Gregorutti
Crefito 19585
Fonte: instagram @toamandagregorutti