19
jul
19
jul
Seu filho chora pra conseguir o que deseja? Precisamos entender primeiro, qual é a função daquele choro. Para isso, devemos fazer uma análise funcional do comportamento.
Esse choro produz acesso a um item de interesse?
Produz a atenção dos pais?
Faz com que uma tarefa indesejada seja interrompida?
As possibilidades são infinitas, por isso precisamos identificar a função do choro e ensinar uma resposta alternativa que traga as mesmas consequências. O ideal é que essa resposta seja entendida e utilizada por todos os cuidadores da criança, para que apenas os comportamentos adequados sejam reforçados.
Podemos realizar uma análise funcional de qualquer comportamento, não somente do choro, como também de comportamentos disruptivos, como birras e agressões, por exemplo. Esta análise é o primeiro passo para que seja realizada a intervenção correta e eficaz para comportamentos que desejamos extinguir, modificar ou inserir no repertório da criança.
Papai e mamães, peçam ajuda da psicóloga que acompanha seu filho, para fazer esta observação e receber orientações de como intervir de maneira efetiva e sem sofrimento para a criança.
Mariana Rolim
CRP 06/116577
Fonte: instagram @psicologamarirolim