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A fala é um processo que está muito atrelado com o relacionamento interpessoal. Uma criança que apresenta dificuldade na comunicação, como no caso de alguns autistas, pode ter problemas para desenvolver a habilidade social.
Por isso, é importante ter uma atenção especial durante essa fase para perceber se há falhas nesse desenvolvimento e assim encontrar o melhor caminho para planejar o ensino.
De acordo com a Associação Americana de Audição, Fala e Linguagem (ASHA) existem algumas características chamadas de marcos de aquisição da linguagem que ajudam a acompanhar o desdobramento da fala infantil. Entenda:
➡ Até os três meses: faz diversos sons e chora de maneiras diferentes para indicar suas necessidades ou emoções;
➡ De 4 a 6 meses: percebe e responde a sons e entonações de vozes. Começa a reproduzir alguns sons (balbuciar);
➡ De 7 meses a 1 ano: usa gestos para apontar quando quer algo, imita sons e já consegue entender algumas palavras;
➡ De 1 a 2 anos: começa a formar pequenas junções de palavras para indicar algo que quer ou responder a alguma pergunta;
➡ De 2 a 3 anos: começa a entender as diferenças como em cima e embaixo, sabe nomear ou identificar coisas que fazem parte do seu dia a dia;
➡ De 3 a 4 anos: consegue responder perguntas mais “complexas” como quando, o que e onde. Usa pronomes como eu, você e ele, além de usar o plural em algumas palavras;
➡ De 4 a 5 anos: já sabe ou está aprendendo a nomear letras e números, usa frases que contém mais de uma palavra de ação. Consegue manter uma conversa.
Uma forma de investir no desenvolvimento da linguagem infantil em especial para crianças com autismo é utilizar o método ABA (Applied Behavior Analysis). O procedimento trabalha com uma abordagem psicológica ajudando a criança a aprender e se integrar nos ambientes em que faz parte.