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O principal objetivo de trabalhar o PECS para o autismo é no ensino de uma comunicação funcional. Com esse sistema, é possível ampliar o repertório de uma pessoa e também estimular cada vez mais a comunicação.
Isso ajuda a diminuir barreiras, permitindo que ela possa ser mais compreendida e, assim, melhorar as interações sociais que irá desenvolver ao longo dos anos.
Quando a pessoa no espectro tem a oportunidade de conseguir se expressar melhor em relação ao mundo ao seu redor, ela passa a interagir muito mais com as pessoas que convive.
O PECS é uma ótima forma de aumentar as interações sociais espontâneas entre crianças com TEA, favorecendo a inclusão delas na sociedade. Elas precisam encontrar um caminho saudável para se comunicar, diminuindo suas frustrações e potencializando seu crescimento como pessoa.
Dessa forma, quando ensinamos a comunicação, estamos diminuindo comportamentos desafiadores, melhorando a atenção, independência, autoestima e qualidade de vida.
Por isso, para que o sistema tenha sucesso e, de fato, ajude na socialização de pessoas com TEA, é preciso que exista um poderoso conjunto de reforçadores.
Assim, a equipe multidisciplinar consegue identificar quais são os itens e atividades que a pessoa no espectro mais gosta e pode criar oportunidades de comunicação para cada momento do dia.
Mariana Freitas
CRFA 20566
Fonte: Instagram @mariana_freitasfono