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Como ajudar crianças com TEA a reconhecerem expressões faciais?


Embora existam obstáculos como aspectos sociais e emocionais, além das limitações que variam conforme o desenvolvimento da pessoa com TEA, é possível, sim, trabalhar as emoções no autismo, bem como estimular o desenvolvimento socioemocional. 

Muitas atividades podem ser realizadas por profissionais da fonoaudiologia, ou até mesmo em casa, onde as pessoas cuidadoras estimulam por meio de brincadeiras e ações rotineiras que fazem toda a diferença. 

Conheça algumas dicas: 

Usar cartões, quadros e imagens: o contato com uso de figuras e imagens que expressem os sentimentos podem auxiliar no processo de conhecimento das expressões. Uma boa forma para incentivar essa proximidade é colocar as figuras em quadros em lugares visíveis para crianças, no quarto, na sala e até mesmo no banheiro.

Promover jogos de imitação: o uso dos quadros com imagens também pode ser alinhado com outra atividade – uma brincadeira de imitação. Ao solicitar que uma criança imite a imagem do quadro, reforce qual é a emoção que a imagem transmite. 

Usa espelhos: o processo de imitação pode ser feito de frente para o espelho, promovendo assim o autoconhecimento da criança e reforçando ainda mais a expressão para uma determinada emoção.

Desenhar: os desenhos podem ser outra forma de ajudar a aprender sobre uma expressão. Além de ser um momento lúdico, que estimula a imaginação, a criança se familiariza com as emoções. 

Promover autonomia: ao designar uma tarefa rotineira para a criança, ela ganha senso de responsabilidade e entende que determinado comportamento resulta em uma harmonia por toda a casa. Por exemplo, ao arrumar os brinquedos, ela auxilia na rotina de limpeza da pessoa cuidadora. Isso promove a relação socioemocional no núcleo familiar (principalmente), que desencadeia uma percepção de expressões faciais e emoções. 

Reforçar a importância de ter empatia: essa ajuda com as tarefas diárias podem ser de grande ensino para que as crianças com autismo aprendam a ter empatia e respeito com o próximo; outra característica do desenvolvimento socioemocional. 

Mariana Freitas

CRFA 20566

Fonte: Instagram @mariana_freitasfono