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No âmbito da psicomotricidade, compreendemos a alfabetização como um processo intrinsecamente ligado ao desenvolvimento motor e cognitivo da criança. Neste contexto, a pintura emerge como uma ferramenta notável, oferecendo uma abordagem que transcende o mero ato de criar arte, tornando-se uma aliada para a promoção do desenvolvimento psicomotor durante a alfabetização.
Coordenação visomotora e atividade pictórica: o manuseio de pincéis, lápis e tintas durante a atividade pictórica contribui substancialmente para o refinamento da coordenação visomotora. Este processo, apesar de aparentemente simples, demanda a integração eficiente entre percepção visual e habilidades motoras finas, habilidades fundamentais para o desenvolvimento de destrezas na escrita.
Estímulo da percepção e reconhecimento de formas: no contexto específico da alfabetização, a atividade artística proporciona um ambiente propício para o estímulo da percepção visual e reconhecimento de formas. O ato de explorar letras por meio da pintura não apenas abraça a ludicidade, mas também instiga a compreensão do alfabeto de maneira mais profunda.
Em conclusão, ao adotar a pintura como uma ferramenta proativa no repertório psicomotor, não estamos apenas fomentando a criatividade, mas também estabelecendo as bases para um desenvolvimento integral durante o processo de alfabetização. A relação intrínseca entre a atividade pictórica e a promoção de habilidades psicomotoras fundamentais destaca a importância de uma abordagem holística no campo educacional.
Cristiane Nery
ABP 362
Fonte: Instagram @nery.psicomotricista