18
set

Como trabalhar a flexibilidade cognitiva?


Propor variações nas brincadeiras

Na hora de brincar, a ideia inicial é seguir a liderança da criança, repetindo por várias vezes o que ela já está fazendo para depois, tendo sua atenção, propor pequenas variações. Isso pode ser feito com os mais variados brinquedos, que podem ir além da função inicialmente proposta e do que a criança já está acostumada a fazer. É importante seguir a ideia da criança e não limitá-la, dando inclusive exemplo de flexibilidade quando ela não aceitar determinada variação e retomar seu jeito de brincar. 

Brincar de faz de conta

É válido também utilizar objetos e brinquedos para criar histórias divertidas junto a criança (trabalhando também o faz de conta). Propor jogos para resolução de problemas: no caso de crianças maiores ou adolescentes, respeitando sempre o nível de compreensão de cada um, vale propor uma conversa, onde juntos vocês trabalharão ideias para resolução de problemas, iniciando por situações mais simples, expandindo para situações desafiadoras e ainda mesclando situações reais. 

Explicar de forma acessível

A inflexibilidade no TEA está relacionada à falta de compreensão acerca das intenções e perspectivas de outras pessoas, por isso, é interessante explicar de forma acessível (com gestos, pistas visuais, linguagem adequada) às ações e expectativas do outro. 

Garantir previsibilidade

 Um quadro de rotina costuma ser muito importante para crianças que estão no espectro, porém, quando algo de diferente for ocorrer, é interessante que o acontecimento seja antecipado, por exemplo, comunicar com dias de antecedência que um feriado caíra no meio da semana, que farão uma viagem e etc. 

Informar mudanças de forma divertida

Algumas alterações na rotina não podem ser previstas (visita chegando, novo trajeto para ida à escola); nesses casos, podemos registrar no quadro de rotina da criança o que foi alterado com uma cor diferente, se possível, de forma divertida. 

Incentivar pequenas mudanças na rotina

É importante introduzir pequenas mudanças, de forma gradativa, na rotina da criança. Se ela tem o hábito de escovar os dentes antes do banho, pode-se sugerir que ela escove durante ou após o banho. Dê a ideia, mas deixe que ela faça escolhas. 

Valorizar

Lembre-se sempre de valorizar e elogiar (reforçar) quando a criança mostrar um comportamento flexível. Exemplo: é legal escovar os dentes no banho como você fez hoje, amanhã você decide como quer fazer. 

Mariana Rolim

CRP 06/116577

Fonte: Instagram @psicologamarirolim