15
set

Inclusão e os desafios sociais


A inclusão da criança com TEA deve estar muito além da sua presença na sala de aula. Deve ser, sobretudo, a aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades e potencialidades, superando as dificuldades.

A educação é uma das maiores ferramentas para o desenvolvimento de uma criança autista. Através de ensinamentos, essa criança pode aprender tanto matérias acadêmicas quanto atividades do cotidiano. A aprendizagem das crianças com TEA não é fácil, contudo fica evidente que, com dedicação e amor, elas podem alcançar uma vida mais independente e com qualidade. 

Para que o aluno autista desenvolva suas habilidades, é necessária uma estrutura escolar eficiente, com preparo profissional de todos os envolvidos no processo educativo. Como geralmente o aluno tem limitações e dificuldades (que são superadas ao longo do desenvolvimento), a escola deve pensar na adequação do contexto. Não existem apenas salas de aulas inclusivas, mas escolas inclusivas. Por isso, é necessário que a escola crie uma rotina de situação no tempo e no espaço como estratégias de adaptação e desenvolvimento desses alunos.

Deste modo, as escolas brasileiras procuram cumprir os objetivos expostos na lei (Brasil, 1996), promovendo um aumento dos números de matrículas de crianças com TEA na rede regular de ensino – e têm conseguido.

A interação entre pais e professores é muito importante para o processo de aprendizagem da criança com autismo, pois juntas irão achar formas de atuação, a fim de favorecer o processo educativo eficaz e significativo na superação das dificuldades de uma criança com autismo. Portanto, além de acolhedora e inclusiva, a escola precisa se constituir em espaço de produção e socialização de conhecimentos para todos os alunos, sem distinção.

Mariana Rolim

CRP 06/116577

Fonte: Instagram @psicologamarirolim