18
nov

Conceito de Tratamento Neuroevolutivo-Bobath


O Conceito de Tratamento Neuroevolutivo-Bobath oferece uma abordagem interdisciplinar de solução de problemas para a avaliação e tratamento. Propõe o gerenciamento do indivíduo com limitação para participar totalmente do cotidiano, devido a danos motores (incluindo tônus muscular e padrões de movimento), funções sensoriais, perceptivas e cognitivas, resultantes dos distúrbios do SNC – Sistema Nervoso Central. (Mayston, EBTA 2004).

Trata-se de um modelo de prática holística e interdisciplinar, apoiada em pesquisas atualizadas que enfatizam o manuseio terapêutico baseado na análise do movimento, para habilitar e reabilitar indivíduos com fisiopatologias neurológicas.

A base para o exame, avaliação e intervenção, provém do conhecimento extenso do desenvolvimento típico e atípico, assim como a análise detalhada do controle postural, movimento e participação do indivíduo em seu meio ambiente, familiar e social. O manuseio direto durante a avaliação e intervenção, consiste a dinâmica recíproca de interação entre o cliente e o terapeuta, para a ativação adequada do sistema sensório-motor, desempenho da atividade e aquisição das habilidades, para que o cliente alcance a participação plena em atividades relevantes nas diferentes etapas de sua vida. (NDTA 2017).