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Desafios para aceitação da rotina escolar por crianças TEA


A dificuldade para manter a rotina escolar já é uma situação que os pais de crianças neurotípicas lidam com frequência. Para crianças neuro divergentes esse problema possui uma recorrência ainda maior, podendo trazer um desgaste emocional.

Inúmeros fatores sociais ou educacionais contribuem para que a ida até a escola não se torne uma atividade prazerosa para a criança. Conflitos sociais como o bullying ou dificuldades de formar relações de amizade podem desestimular uma criança que esteja iniciando a vida escolar ou retornando após um período de afastamento, como as férias.

Além disso, o excesso de atividades ou problemas na compreensão de matérias também podem gerar o desinteresse em frequentar o ambiente escolar. 

Quando isso acontece é perceptível que a recusa em ir até a escola não se trata de apenas uma vontade de “matar aula”. Problemas como esses são potenciais gatilhos para crises emocionais que irão dificultar ainda mais a retomada da rotina escolar.

Nesses casos, é essencial que a família esteja presente para a resolução desses fatores que impedem a consolidação de uma vida escolar saudável. Tentar compreender de uma forma respeitosa os temores e situações que possam ter ocorrido no ambiente escolar em uma conversa é o primeiro passo para a resolução desse problema.

Caso seja necessário, acionar a equipe escolar também é uma estratégia essencial e efetiva para a retomada da confiança e segurança da criança. Contar com o acompanhamento psicológico também se fará essencial na maioria dos casos.