26
out

Desenvolvimento da linguagem de 0 a 6 anos


Você sabia que o desenvolvimento da linguagem possui marcos para a aquisição?

Embora cada criança tenha seu tempo individual de aprendizado da comunicação, ela deve estar dentro das curvas de normalidade, e caso ela não esteja dentro desse limite, é necessário agendar uma avaliação!

O desenvolvimento acontece da seguinte forma:

👉 1 a 3 meses: se acalma com a voz da mãe e presta atenção aos sons. Dá gargalhadas, chora e emite alguns sons. Fixa o olhar no rosto quando alguém fala com ele.

👉 4 a 6 meses: tenta localizar o som. Balbucia como se estivesse conversando. Inicia gritos. Para de chorar com músicas.

👉 7 a 11 meses: encontra a fonte do som. Faz sons variados, repete palavras, aponta o que quer e dá tchau.

👉 12 a 17 meses: começa a falar as primeiras palavras. Imita outras pessoas.

👉 18 a 23 meses: usa uma palavra para pedir. Identifica pelo menos uma parte do corpo. Já sabe falar em torno de 20 palavras. Neste período, acontece um importante aumento do vocabulário e grande desenvolvimento da linguagem.

👉 2 anos a 3 anos: consegue formar frases com duas palavras. Possui vocabulário de 200 palavras.

👉 3 anos a 4 anos: fala frases e muitas palavras, com dificuldade em conjugação.

👉 4 anos: compreende regras simples e cria histórias.

👉 5 anos: forma frases completas e fala corretamente.

👉 6 anos: aprendizagem na escrita e leitura.

Sabe-se que crianças com bastante integração social com outras crianças, adultos ou escola irão desenvolver a linguagem muito mais rápido e efetiva.

Se você percebeu que existe um atraso no desenvolvimento da fala, procure um fonoaudiólogo o mais rápido possível, pois a intervenção precoce é fundamental para aprendizado e correção deste atraso. Entre em contato com a Clínica Cauchioli!